Vamos falar de Organização | Dicas para o Blog


Em qualquer trabalho que temos é importante ter organização, se tratando de blog, mesmo que ele ainda não seja um trabalho, a organização é talvez o item mais importante. Então se você pretende que o seu blog faça sucesso, cresça e quem sabe vire profissão, ser organizada é indispensável.

Neste post vocês irão ver algumas dicas de organização, de acordo com algumas situações, ele é um pouco longo, mas tenho certeza que ajudará muitas de vocês.


Iniciei o blog agora e não tenho um cronograma, o que faço?
O primeiro passo é escolher três temas para se falar, por exemplo: maquiagem, cabelo e notícias. Depois disso, você estipula alguns dias da semana para postar. De início muitas meninas não costumam postar diariamente, mas quero lembrar que isso é importante, pois com uma frequência de posts, o público tende a aumentar.

Então usando os dois exemplos anteriores, vamos colocar assim: Segunda feira (cabelos); Quarta feira (maquiagem); Sexta feira (notícias - que podem ser sobre moda, lançamentos e etc).

Assim já temos um cronograma para o blog, que você sabe que tem que postar durante estes três dias da semana e que em cada dia deverá falar sobre um assunto. Lembrando que isso é apenas um exemplo, você pode escolher apenas os dias para postar, sem ter um assunto determinado.

Essa dica também vale para os vídeos, pois quem tem canal no Youtube, também deve ser organizada e postar com frequência para manter o público sempre visitando o seu canal. Um exemplo é o Frescuras, aqui os vídeos são publicado nas terças e nas quintas, então, durante estes dois dias da semana, eu sei que não preciso preparar nenhuma outra matéria, apenas complementar o vídeo que deverá ser publicado.

Quero parcerias, mas como me organizar pra isso?

Parceria uma hora sempre acontece no blog, então não adianta você querer sair totalmente desnorteado, querendo mandar email pra todo mundo, porque isso pode deixar o seu blog e o seu nome, muito mal na visão das empresas. Mas então o que fazer? Aconselho a pesquisar, lojas e empresas, desde as menores, até as grandes e fazer uma lista, coloque o nome da empresa e ao lado coloque a quantidade de seguidores que você acha que precisa ter para que seja possível aquela empresa aceitar a sua parceria.

Já mencionei no post explicando a diferença entre Afiliado e Parceiro, que para que a empresa queira fazer parceria pro seu blog, precisa ser bom pra ela também. Então essa é a hora de você ser auto crítico, mas com sinceridade, e avaliar o seu blog de acordo com cada empresa. Assim você tem mais chances de conseguir as parcerias, além de conseguir se organizar e não sair por ai mandando email para todo mundo.


Não tenho tempo de escrever todos os dias para o blog:

Isso é muito comum, principalmente a partir desses meses de Fevereiro e Março, onde tudo volta ao normal, voltamos das férias, então é trabalho, casa, escola, faculdade e assim por diante. 

As plataformas do Wordpress e do Blogger tem a opção de programar postagens, então o que aconselho a você fazer é quando possuir um tempinho, seja final de semana ou não (sim, blogueiras trabalham no final de semana) você deve preparar mais do que uma postagem e deixar ela programada para os dias que você precisa postar.

Essa dica é válida também para períodos de prova em escola, faculdade e até mesmo para este período de férias. Quem me acompanha aqui no blog, percebeu que fui de férias durante uma semana e meia para praia e deixei postagens programadas para os dias que estivesse ausente.

Outra coisa, hoje em dia a maioria possuí celulares com acesso a internet, redes sociais e etc. Aproveite os recursos do seu celular para ir adiantando o trabalho, por exemplo, você pode começar a escrever um post no ônibus, usando o seu celular, depois quando chegar em casa o revise e acrescente as fotos ou vídeos que irão complementá-lo.
Foto: Lidy Dutra
Agenda? Pra que?

Bom, primeiro que você precisa anotar em algum lugar, para não esquecer, os dias em que vai postar, sobre o que postar e etc.  E também é bom ter um lugar para anotar os contatos, como email de parceria, a lista de lojas para parceria, as metas para o blog, além de anotar as ideias de posts.

Aconselho a você andar sempre coma  agenda do blog junto, porque as ideias para postagem aparecem sempre naquela hora que você está desprevenido sem a agenda... Mas se não quiser anda com a agenda, ande com uma folha de papel e uma caneta, sempre que tiver uma ideia anote e assim que chegar em casa, nada de anotar depois, é assim que chegar em casa, passe para a agenda.

Nos dias que você não souber o que postar, olhe na agenda, escolha uma ideia e produza o post. Conforme você vai produzindo vá riscando a ideia na agenda, para não repetir as postagens ou achar que ainda não postou.

O post ficou comprido, sei disso, mas acredito que todas essas dicas sejam úteis, quero fazer mais posts para ajudar vocês, como o post falando sobre parceria com lojas internacionais, mas por enquanto é isso. Abaixo fica a listinha de assuntos que já foram abordados aqui no blog e conforme eu for liberando os outros posts, vou aumentando a lista, sempre no final de cada posta.



Espero ter ajudado vocês.
Beijos e até a próxima.

Compartilhe:

23 comentários

  1. Oi Grazi!
    Ótimas dicas para quem quer tornar o blog mais profissional! Sempre anoto no celular as ideias para posts, porque elas surgem nas horas mais improváveis, né?

    Bjxx
    Blog Makes da Mi // Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Mi... já cansei de ter ideia no ônibus e acabar não tendo onde anotar, ai fiz como você, usei o celular... haha. Beijos

      Excluir
  2. Dicas preciosas! Obrigada por compartilhar esse post! Foi de grande utilidade pra mim! bjs

    Facebook | My Holy Place Blog | Comunidade G+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude ajudar Néa... fica ligadinha aqui no blog, que ainda tem muita dica pra vir... rsrs
      Beijos

      Excluir
  3. Ótimas dicas Grazi.
    Ser uma blogueira organizada é importantíssimo, para o sucesso de um blog.
    Bjos A Moda In Foco

    ResponderExcluir
  4. Oieee Grazi,adorei.Realmente esses são pontos muito importantes,vejo as fotos e post de quando comecei e me surpreendo com a evolução,realmente uma boa organização não faz mal a ninguém,sinto que tenho muito a melhorar,mas só de ver as mudanças atuais já me sinto inspirada.Muito obrigada pelas dicas.Bjão no seu ♥
    http://paulinhaeasmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso ai Paula... a gente começa a perceber as mudanças, mesmo pequenas e queremos sempre melhorar e é esse o caminho certo, nunca se acomodar e estar sempre em busca de melhorar... rsrs. Beijos

      Excluir
  5. Ótimas dicas Grazi.
    Eu tenho um caderno do blog onde organizo as coisas, dividi em tags sobre os assuntos que eu posto e coloco informações. Me ajuda muito.
    Big Beijos
    Blog Lulu on the sky | Vote no blog para o premio Top Blog | Acerte Bolão do Oscar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal... Lulu... deve ajudar mesmo... se manter organizada no blog, ajuda bastante a ter sempre conteúdo e etc... rsrs. Beijos

      Excluir
  6. Essas dicas são ótimas mesmo!
    Também tenho uma agenda pro blog ajuda bastante para se organizar!
    Post novo no blog
    http://estilodeitgirl.blogspot.com.br/
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Bruna... fico feliz que tenha gostado. Beijos

      Excluir
  7. dicas perfeitas!!

    http://anitamakingof.blogspot.com.br/2014/02/customizacao-de-abadas-se-joga-que-e.html

    ResponderExcluir
  8. O meu blog eu fiz mais como distração, ele me faz bem... mas mesmo assim gostei das suas dicas e já estou te seguindo!

    apenastrinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou... Então, mesmo quem tem por distração, algumas dicas são importantes pra conseguir deixar tudo organizadinho e fluindo, né? Beijos

      Excluir
  9. Adorei as dicas Grazi, com certeza seguirei.
    Bjo
    http://pintandoavaidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Dani, segue sim, tenho certeza que vai melhorar bastante o funcionamento do blog! ;)
      Beijos

      Excluir
  10. blog incrível e dicas importantíssimas!

    http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Kamila... fico mega feliz... obrigada pelo carinho! Beijos

      Excluir
  11. Guria, eu anoto tudo na agenda, só que tenho um sério problema..
    Quando marco algo, sempre aparece outra coisa mais importante para fazer ;/ Vish é tão complicado!

    Beijokas
    www.arafaelasantos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Rafa, eu também sofro desse problema muitas vezes, mas ainda assim é melhor do que fazer posts partindo do nada... rsrs
      Beijos

      Excluir
  12. Com certeza Cris, fico super feliz que tenha gostado do post. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá ,
    teho que enfatizaaar que vc teu minha mente :o . Confirmando e tirando todas as minhas dúvidas.MARAVILHOSO ,agora vou melhorar !!
    Cheruuu meu

    www.nannasimpleasthat.com

    ResponderExcluir