Casa de Cultura Mario Quintana

porto alegre

Ah, a Casa de Cultura Mario Quintana, sem dúvidas um dos prédios mais bonitos do centro de Porto Alegre e com certeza é o lugar que deve estar obrigatoriamente em sua lista de roteiros turísticos por aqui... Anteriormente a Casa de Cultura Mario Quintana era um hotel, conhecido como Hotel Majestic... Em 1980, este antigo hotel foi comprado pelo Banrisul (o banco do estado do RS)...

porto alegre
porto alegre

Dois anos mais tarde, em 1982 o governo do Estado adquiriu do Banrisul o Hotel e mais um ano depois (1983), o prédio foi declarado patrimônio cultural, tornando-se então uma Casa de Cultura... Ainda no mesmo ano ganhou o nome de Mario Quintana (que pra quem não conhece é um famoso escritor gaúcho e nacional também) e passou a ser da Subsecretaria de Cultura do Estado.

porto alegre
porto alegre


Atualmente a Casa de Cultura Mario Quintana possui um acervo fixo, que fica exposto, porém para tirar fotos lá dentro, para postagem em blogs e etc, seria necessário o aviso de dois dias, o que eu não sabia, então peço desculpas por não poder mostrar neste post.

Além disso a casa conta com um espaço para teatros, jardins, biblioteca, oficina de arte e muito mais... Ela é muito conhecida aqui em Porto Alegre e também muito amada... É um patrimônio cultural que realmente da muito orgulho de mostrar e convidar a todos a conhecer.

porto alegre
porto alegre
porto alegre

Logo que entramos pela Rua dos Andradas na Travessa dos Cataventos (como é conhecida a "viela" que passa por dentro da CCMQ), temos a opção de um barzinho muito aconchegante, além do cinema da CCMQ logo em seguida e do outro lado das portas do cinema, encontramos a parte do "museu".

A Casa de Cultura Mario Quintana é um lugar belíssimo e que eu não poderia deixar de indicar, para quem quer vir para Porto Alegre... Como já mencionei, este é definitivamente um lugar de visitação obrigatório. Ele é lindo e o bairro a sua volta, é bem arborizado, o que traz um clima excelente.

Rua dos Andradas, 736
Centro Histórico - Porto Alegre

Para quem tiver interesse de conhecer um pouco mais sobre a CCMQ, basta acessar o site deles ou vir até Porto Alegre conhecer bem de pertinho esta maravilhosa arquitetura, uma belíssima obra de arte, dentro do Centro Histórico de Porto Alegre.

Já seguem o blog nas redes sociais?

Compartilhe:

1 comentários

  1. Que fotos lindas!
    Eu adoro a Casa de Cultura! Ultimamente vou com menos frequência, mas quando eu trabalhava no centro de POA eu ia direto lá! É um lugar lindo e aconchegante, além de super fotogênico!

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir