Conversa de Blogueiras: Blogosfera - Bom e Ruim


Estamos no segundo mês da série de posts da Conversa de blogueiras e o assunto de hoje é um assunto que pode ser complicado de se tratar, afinal podemos estar mexendo até mesmo com o ego de algumas blogueiras.

A internet é algo bacana e muito instrutivo, porém têm coisas bem chatinhas também.


É tão chato e deprimente para nós blogueiras, quando nos dedicamos a fazer uma postagem e alguém comenta simplesmente "Segui que eu te sigo", ou algo parecido. Particularmente fico pra baixo, achando que minha postagem está tão ruim que ninguém se quer teve o trabalho ou terá o trabalho de ler.

Adoro comentar em blogs, retribuo carinhosamente as minhas leitoras que também são blogueiras, porém deixam o link delas abaixo de um comentário construtivo, algo sobre o blog, algo que valha a pena ler... Sinceramente, comentários do modelo anterior, são lidos, o blog é visitado, porém o comentário é simplesmente apagado. Comentários deste tipo além de chatos, magoam as pessoas que escrevem com dedicação suas postagens.

Outra coisa complicada com relação a comentários, é quando aparecem aquelas palavras e número para digitar, validando o comentário. Muitas meninas não comentam em blogs justamente por ter estas palavras. Normalmente escrevo normal as palavras diariamente nos blogs que comento, mas não muda o fato de ser algo bem chato. E é bem fácil para retirar as palavras... Meu blog mesmo possui elas, até que uma leitora minha a Tha Winx, me explicou como retirá-las e posso garantir que a vida de vocês, minhas leitoras, melhoraram e muito quanto a isso.


Blogs desorganizados são aqueles que a gente entra e parece ter um monte de informação embaralhada, muita coisa junto. Não sabemos onde estão as categorias, onde está o perfil da pessoa e etc. Além de que é uma característica de blogs desorganizados as imagens acabarem saindo para fora da área de postagem, ou seja as imagens ficam maiores do que a área de postagem. E isto se torna uma poluição visual, blogs assim são complicados de se ficar muito tempo lendo algo, por mais interessante que seja, então tomem cuidado com isto.


Como mencionei, assim como a blogosfera possui coisas ruins, possui coisas boas e com relação a blogs é ótimo quando entramos em um blog que o layout é bonito ou pelo menos clean, que não é completamente poluído, nos faz querer "percorrer" o blog inteiro.

Quanto ao conteúdo, acredito que seja o ponto crucial de cada blog, pois nem mesmo um layout bonito consegue salvar um blog com conteúdo ruim. No caso do Frescuras (apelido carinhoso que meu noivo e eu damos ao blog) procuro me dedicar muito ao conteúdo dele. Faço pesquisas pela internet, procuro trazer um conteúdo exclusivo, com fotos exclusivas, tudo para poder diferenciá-lo dos outros blogs.


Como já mencionei sobre desorganização, organização por seu o seu oposto é essencial, ter um blog bem organizado, onde a leitora ou leitor não se perca, possa achar tudo facilmente e acredito que com relação a organização podemos ir além da estética do blog. Podemos falar da organização do conteúdo, de preparar com antecedência o conteúdo. Devo admitir que muitas vezes, quando estou muito inspirada, deixo mais de sete postagens prontas. Isto facilita muito, afinal, não é todo dia que estamos inspiradas para escrever, nem todo dia que possuímos conteúdo bacana para postar e o mais complicado não sabemos quando os imprevistos irão acontecer. Se algo acontecer que me impossibilite de postar em determinado dia, pretendo sempre ter postagens prontas, para apenas liberá-las quando isto acontecer. #Ficaadica

É isso ai gurias, espero que tenham gostado e se o blog de vocês for de alguma das maneiras negativas que citei neste post, pegue como uma crítica construtiva, para melhorar e crescer ainda mais o blog, vocês perceberão que valerá a pena.


Não se esqueçam de conferir o que as minhas duas amigas, a Amanda do Ela Moderna e a Dani, do Blog da Dani pensam sobre este assunto.


Beijos e até a próxima.

Compartilhe:

12 comentários

  1. Bom saber que alguém mais concorda comigo na questão do "segue" ou "vem ver meu post sobre tal coisa". É triste, viu. Vejo blogs interessantíssimos sem o número de followers que realmente merece pq simplesmente não aceita esse tipo de coisa. Aí meninas que ficam apenas fazendo essa propaganda ridículo de seus próprios blogs ganham 123543750943843098403248 de seguidores ): Anyway, adorei o seu post, gosto de coisas assim. Nos ensinam o que estamos fazendo de errado e dicas para melhorar *-* Obrigada por isso, hihi <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, que bom que gostou do post e pode ter certeza de que tem muito mais gente que se irrita com isso.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá lindona,
    Adorei o post, e concordo com tudo que escreveu principalmente quando tem um comentário "Segui que te sigo de volta" , pois parece que seu esforço não valeu nada, e esses comentários só valem para as blogueiras que querem ter números,pois quem escreve para ter o seu trabalho reconhecido é muito triste ler um comentário desta especie, eu particularmente nem visito esses blogs, pois sei que vai ser apenas mais um numero, que a pessoa que faz esse tipo de comentário não está interessada em seu trabalho, em sim em mais um seguidor para seu próprio blog.
    Conheci seu blog pelos Vivendo sem Prada, e estou amando...
    Convido você e suas leitoras para conhecer meu cantinho.
    Super Beijos flor, sucesso!
    Blog: http://facamebonita.blogspot.com.br/
    FanPage: http://www.facebook.com/FacameBonita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, muito obrigada pelo comentário. É verdade, nos deixa muito chateadas mesmo.
      Beijos

      Excluir
  3. Realmente são dicas que fazem a diferença
    Já estou seguindo seu blog flor , se gostar do meu e quiser retribuir ficarei muito feliz :)
    E sempre que atualizar aqui , me avise ^^

    claudiniz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa gostei muito do post me ajudou muito pois eu começei meu blog a pouco tempo :D
    seu blog é lindo D+ parabens!!


    http://umpoucodetudo99.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem vinda. Muito obrigada por comentar e fico contente por ter te ajudado.
      Beijos

      Excluir
  5. Gostei muito do post querida.
    beijo
    http://www.eii-bonita.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sofia, muito obrigada por comentar e fico feliz que tenha gostado.
      Beijos

      Excluir
  6. Grazi, adorei o post. Todos os pontos abordados são importantes!
    Beijos
    www.oolhaisso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi que bom que você gostou! ;)
      Muito obrigada por comentar.
      Beijos

      Excluir