Rosa e Azul são "símbolos" de prevenção


Provavelmente você já ouviu falar em Outubro Rosa, ou talvez em Novembro Azul, né... Neste post eu vim passar algumas informações sobre essas campanhas de prevenção pra vocês, assim como demonstrar o meu apoio a essas duas causas.

Então para iniciarmos, vou explicar sobre o que cada uma dessas cores representa...

Outubro Rosa - Foi escolhida a cor rosa, como cor deste "movimento", por ser uma cor, que remete ao feminismo. Durante todo o mês de Outubro são realizadas campanhas de prevenção ao câncer de mama em diversos meios, aqui na internet, em mídia impressa, campanhas televisivas e em alguns locais, até mesmo em empresas.

Novembro Azul - Depois da criação do Outubro Rosa, foi criado o novembro azul, onde são realizadas campanhas de prevenção ao câncer de próstata.

É claro que ações preventivas contra não apenas estas doenças, mas sim a toda saúde seja ela da mulher ou do homem, deve ser feita não apenas nestes meses... Por exemplo, você não precisa deixar chegar em Outubro, para fazer o auto exame das mamas em casa ou em Novembro, para ir ao Urologista fazer exame de próstata.

outubro rosa e novembro azul

Câncer de Mama... Uma coisa que muita gente não sabe é que o câncer de mama não atinge apenas as mulheres, apesar de ser bem mais raro em homens, ele também os atinge, então é interessante ter uma prevenção em homens também, mesmo que mais espaçadas do que a das mulheres.

outubro rosa e novembro azul

Exame de Próstata... Muitos homens tem medo ou até mesmo preconceito com este exame, mas muitos também não sabem que hoje em dia o exame de "toque", não é necessário no primeiro momento... Atualmente o exame de próstata pode ser feito por um simples exame de sangue e só quando se acha alguma coisa suspeita é que o exame de "toque" é feito. Homens, lembrem-se: Vocês fazem este tipo de exame muito que esporadicamente e ainda assim, só depois do exame de sangue dar alguma alteração, nós mulheres temos um preventivo anualmente com nossas ginecologista, que é tão invasivo quanto este exame de próstata.

outubro rosa e novembro azul

Aqui em Viamão tem um grupo de apoio e prevenção ao câncer da Mama, o VIAMAMA, a sede deles é bem no centro de Viamão e no ano passado eu tive a oportunidade de fazer uma reportagem por lá, na TV que eu trabalhava.
Eles atuam durante o ano todo, muitas vezes eles conseguem mamografias mais rapidamente através do grupo, então pra quem precisar o endereço segue abaixo... Além disso, acho que quem não precisa de qualquer forma é legal conhecer esta inciativa, de perto, se possível e claro, quem puder ajudar de alguma forma, mesmo que seja divulgando, com certeza vai fazer uma diferença no trabalho de quem faz parte.

Rua Teresa Sica Nunes, 241 - Centro - Viamão
Fones: (51) 99450364 ou 83006530
viamama@viamama.com.br

Sei que a postagem não ficou das menores, mas assuntos de tanta importância como estes, não poderiam ser resumidos ao máximo.
Gostaria de lembrar que quem não mora aqui e quer informações, pode conseguir informações de grupos de apoios e associações deste tipo com a secretaria de Saúde do seu município.
Beijos e até a próxima.

Compartilhe:

1 comentários

  1. Estou chamando a minha mãe para fazer. Acredita que esses dias estou sentindo dores fortes e olha que tenho apenas 21 anos, deve ser uma glândula, nem sei o nome kk. Mas, já vamos procurar um médico, é hiper importante essa conscientização.

    ResponderExcluir