Como organizar uma viagem? - 10 dicas simples e fáceis


Quando o assunto é viagem, por mais que não seja para muito longe, organização é a palavra chave... E esta organização deve começar muito antes de embarcar para a sua viagem. 
Foi pensando nisso que fiz uma lista com dicas simples e fáceis, mas que fazem muita diferença na hora de viajar.

1. Escolher para onde ir
O primeiro passo é escolher bem para onde ir, assim será mais fácil decidir quais os próximos passos a seguir... Por exemplo, é uma viagem internacional ou nacional? 

2. Como você vai?
Depois de decidir o lugar, você já sabe se vai precisar ir de carro, de ônibus ou de avião... Veja o valor da passagem, ou o valor que você vai precisar para ir até o local... Lembrando que antes de uma viagem de carro, você precisa fazer uma revisão no automóvel, para não correr o risco de "seu carro te deixar na mão no meio do caminho".

3. Quantos e quais lugares você vai visitar?
Sim, ter uma ideia de roteiro é importante, para que você possa calcular o quanto vai precisar levar para de dinheiro para a viagem... Então se por exemplo, você for para Londres, faça uma lista de lugares que quer visitar, sejam cidades vizinhas ou até mesmo atrações turísticas, como museu, que muitas vezes possuem uma taxa de entrada.

4. Quando você pretende viajar? (Verão, Inverno...)
Se você pretende viajar em uma data específica, verifique como estará o tempo nesta época... Afinal, não são todos os países que possuem as mesmas temperaturas do Brasil e nem mesmo os mesmos estados aqui, possuem as mesmas temperaturas... Por exemplo, aqui no Sul se você vier no inverno poderá passar bastante frio, já se for nas mesma época do ano para Maceió, as temperaturas irão ser bem diferentes e isto vale também para qualquer país do mundo, então planeje bem a época e pesquise sobre a temperatura, estação e etc.

5. Quando ir?
Bom, se você precisa estar em determinado país ou cidade, em determinada época, este tópico é inútil, mas se não, procure por meses de baixa movimentação, como Março ou Agosto, normalmente as passagens são mais baratas... Mas se você precisa ir em épocas como o Natal, não vai ter jeito, o ideal é ficar cuidando os dias de promoções e ai comprar a passagem.

6. Quando reservar ou comprar a passagem?
A resposta é simples, o quanto antes... Porque assim você tem tempo de correr atrás de tudo que precisa levar, sem contar que normalmente você consegue pacotes, passagens e etc mais baratos. Também pode ter mais tempo para pagar e não pesar no seu orçamento, por exemplo, conheço gente que compra um pacote de viagem dois anos antes, neste meio tempo dá pra pagar tudo com valor que não afeta o seu orçamento mensal.

7. Onde se hospedar?
Se você for visitar parentes e ficar na cada deles, este tópico deverá ser pulado, mas se não, você pode diversas opções, que vai ter que escolher de acordo com o que você pode e com o quer gastar. Se você estiver vindo pra Porto Alegre, já dei a dica de onde você pode ficar (confira aqui), mas se estiver indo para outros lugares, além dos hotéis, uma opção mais barata e que muitas vezes acaba sendo bem mais confortável e menos impessoal do que os hotéis, são os Hostels... Procure pelos Hostels do lugar onde você quer ficar.

8. Como você vai se deslocar?
Isto é muito importante, já ter a ideia de como você vai se deslocar, mesmo antes de ir viajar, assim você não precisa ter muito estresse quando chegar no local da sua viagem. Alguns locais possuem "pacotes de transporte", como mensal, semanal e etc... Você pode procurar por estes e comprar, normalmente sai bem mais barato, do que pagar diariamente.

9. Passeio ou Estudo?
Sim, isto depende muito, tem cursos em outros países que são de 15 dias, então se você for fazer algo assim, precisa ter em mente os seus gastos com o curso, possíveis materiais de aula, happy hour com a turma ou outros possíveis gastos que você possa ter para estudar... E quando você for a passeio, é sempre bom ter uma ideia de quanto você quer levar para trazer "mimos" (porque eu sei que não tem como ficar sem trazer "muambinhas" mesmo que seja um chaveiro).

10. Hora da mala
A hora de arrumar a mala, é uma das partes mais importantes, você deve ser organizada, levar só o que é realmente necessário, até para não pagar taxa por excesso de bagagem logo na ida. A outra dica é, nunca leve todas as suas roupas em uma única mala, caso você leve mais de uma ou vá com mais pessoas, misture as roupas, assim se uma das malas for extraviada, você não ficará "pelada". Vou fazer um post específico para mala de viagem e também para necessaire, então aguardem.

E estas são as dez dicas que vão com certeza te ajudar a deixar sua viagem mais tranquila. Se tu tiver alguma outra dica que queira compartilhar, não esquece de deixar um comentário.
Beijos e até a próxima.

Já seguem o blog nas redes sociais?

Compartilhe:

1 comentários

  1. Grazi, amo a parte da organização, mas me bate uma ansiedade imensa menina quando começo a organizar, que nem tenho explicação rs. Adorei suas dicas como uma boa mochileira que sou, quanto mais dicas diferentes melhor para ter uma bagagem recheada de informações. Bjs em seu coração!



    www.purpurinanasvaidosas.com.br

    ResponderExcluir